Ténis de risco

Mordillo, Tenis de riesgo

- Luís, vou-te mandar a petição para assinar.
- Qual petição? Sobre quê? Não sei de nada.
- O Movimento Metáfora Consequente, cujo mentor é o conselheiro João Carlos Espada, vai propor que a modalidade de pares mistos no ténis seja declarada a modalidade civilizadora por excelência.
- Mas de que estás a falar, Leitora? Não andará aí sol a mais?
- Do Sol falaremos depois. Quando um director inventa um cronista da craveira do nosso mentor há que reconhecer-lhe empreendedorismo e ousadia.
- Mas eu falava mesmo do sol, calor, estes quarenta graus... Que história é essa dos pares mistos no ténis?
- O conselheiro Espada descobriu que os pares mistos no ténis são a derradeira metáfora para a defesa do casamento tal como a moral judaico-cristã o definiu.
- Sério? Os casais competem entre si pela perfectibilidade moral, é isso? Uma bela história de emulação cujos resultados finais são apurados na eternidade, é isso? Ou ainda antes, na procriação?
- Mais simples, Luís, mais simples. Desburocratiza, quer dizer, desfilosofa. É uma questão de lógica. Dois homenes ou duas mulheres em cada equipa não satisfazem os requisitos dos pares mistos. Por essa razão, não são pares mistos. Mas podem jogar ténis, ou até simplesmente bater bolas à parede.
- Isso já é squash, não?
- Talvez, mas o ponto não é esse. Pares mistos não se pode confundir com pares masculinos, ou pares femininos, ou singulares masculinos…
- Ou até quatro a monte de cada lado, para um jogo mais lento e interminável…
- Exactamente. São tudo modalidades possíveis, mas pares mistos só há uma, que é precisamente pares mistos, um par constituído por um homem e uma mulher. É como o casamento, estás a ver? Há outras modalidades de coabitação, de parceria civil e outras coisas que tais, mas só devemos chamar casamento ao par misto, porque se chamássemos casamento a tudo, já não se distinguia nada… Quer dizer, penso que é isto, às vezes os fundamentos do conselheiro são um bocado obscuros…
- Mas tu sabes que um tipo, num torneio de ténis, pode participar nos pares mistos, e nos pares masculinos, e nos masculinos singulares…
- É uma questão de potência física, eu sei. Aplica-se o mesmo ao casamento e a coisas colaterais que a gente pode fazer mesmo estando casada… Quer dizer, penso que é isto, sabes que os mentores são sempre muito profundos e complexos, por isso aliás é que são mentores…
- Mas sabes também, por certo, que a modalidade de pares mistos não goza de quaisquer privilégios legais ou fiscais por comparação às outras modalidades.
- Assim é, Luís.
- E também não te terá passado despercebido, Leitora, que quanto aos privilégios simbólicos da modalidade de pares mistos, eles são...
- [interrompendo] Inexistentes, nulos, deprimidos, o que quiseres. De facto sei isso, Luís. Mas o importante não é a verdade ou a realidade que poderá estar subjacente à metáfora, mas a força da metáfora que se tem por realidade ou verdade.
- Por este raciocinar ainda me vais dizer que o teu mentor é nietzscheano...
- Em bom rigor, Luís, o conselheiro Espada é um anti-nietzscheano que se desconhece. Quer dizer, se bem o percebo...
- Em bom rigor, Leitora, quem não te percebe sou eu.
- É simples. Nietzsche desmontou a verdade, quer dizer, a realidade, para na sua genealogia encontrar uma metáfora, essa coisa lábil, móvel, difusa... O conselheiro Espada tem horror ao difuso e teve de reconstruir as metáforas, voltar à solidez da realidade. E de cada vez que chega à realidade, é como se sempre lá tivesse estado.
- Mas chega à realidade?
- Por via da metáfora, mas não pode admiti-lo. Quer dizer, se bem o percebo...
- Hum... Estou a ver... Isto é, estou a ver que pouco se pode ver... Mas afinal, a petição?..
- Proteger a modalidade de pares mistos, pelo seu alto grau civilizador.
- Já tinhas dito. Como?
- Tornando a metáfora consequente.
- Também já tinhas dito. Mas como?
- Se os pares mistos são o casamento e o casamento é os pares mistos, só se deviam admitir inscrições em simultâneo.
- O par ao mesmo tempo?
- Mais do que isso. O par ao mesmo tempo e em ambas as modalidades. Só podem jogar pares mistos se forem casados, e só podem casar se jogarem pares mistos.
- Manda a petição, eu assino.

0 comentários: