Multiplex 3


- Uma coisa leva à outra, é sempre assim.
- Pois, mas quem tem de andar para aqui a mudar os cartazes do multiplex sou eu. Bom, o que é que queria ainda dizer acerca do Brokeback Mountain?
- É apenas um acrescento pequeno à leitura do Groucho. Ou nem será bem acrescento, porque o Groucho não estava propriamente a falar disso, e o Luís também não.
- Não tenha problemas de re-ler, as Leitoras têm essa função.
- Não tenho probemas, mas devo ter os escrúpulos necessários à boa re-leitura, não acha?
- Touché. Não o diria melhor. Sou todo ouvidos, agora.
- É ainda a questão do final. Aquela dor que o vence a ele, a dor de ser o sobrevivente do amor...
- ... bonito, uma poetisa...
- ... não é só o velho reconhecimento da história de amor, ainda que o seja de um modo muito visível, mas talvez uma coisa ao mesmo tempo mais simples e mais importante para o sentido do filme.
- Poetisa e retórica, esta pausa é dos cânones. Continue, continue...
- Aquela dor torna-o humano para lá de qualquer questão de identidade ou de escolha sexual. E o filme faz-nos aceitar que aquele homem tem direito à dor da perda de um outro homem, como todo o sujeito tem direito à dor da perda daquilo que dá sentido à sua existência.
- Continue...
- O filme termina onde a questão da homossexualidade se torna indiferente e nós nos podemos tornar mais humanos. As lágrimas dele não têm género nem identidade.
- Muito certo, parece-me... Mas não avance mais ou ainda me recita a “Lágrima de preta”...
- Que frieza a sua! Que é...
- (interrompendo) Desculpe, são as irrupções do meu humor-negro, tente não ligar. Estes tempos são difíceis para as palavras profundas, as falésias do lugar-comum espreitam a cada passo.
- E agora ironiza dando-me um cliché para cima!
- Involuntário, bons deuses, involuntário. É o cansaço, só pode ser. Salve-me com a canção, está bem?
- Qual canção?
- A sua Marisa Monte. Também já tenho. Aquele verso “dou-lhe o melhor e o pior de mim”...
- Hum... O seu infinito particular, é isso?
- Qualquer coisa assim. E também dá para o filme, já viu?
- Dará para quase todos...
- É, qualquer coisa assim.

0 comentários: