A Leitora, no seu infinito particular (XXIV)

- Luís, vê lá isto. O Groucho continua a dizer das suas, e ainda é capaz de ressuscitar por via da crítica. Já se viu ressuscitar por menos, quer dizer, com menos efeitos práticos. Mas não era pela religião que eu me queria meter. O que me preocupa mesmo é o EPC. Não seria melhor convidar o Eduardo para uma longa viagem de comboio? Estas coisas afligem-me. A sério. Afligem-me e entristecem-me. E não me venhas dizer que é o meu lado feminino, quando está mais que visto que estamos perante um caso humano. Tu não poderias falar com o Eduardo? Afinal, o homem sempre foi teu orientador quando te iniciaste nestas lides. Se daqui a uns tempos também te pões a imaginar os textos que não leste, não gostarias que eu te convidasse para uma longa viagem de comboio onde pudesses ler sossegadamente? Que dizes?
-.........
- Estou, Luís? Estou?
-..........
- Se calhar está a ler, disse-me que tinha de fazer umas recensões e o prazo estava apertado. Ou será que o fantasma do Groucho ainda o atormenta? A verdade é que a morte fez bem ao Groucho. Mas deve estar a ler. No outro dia disse-me que tinha inventado as conclusões de um inquérito, que eles estavam mesmo a pedi-las, mas uma recensão é outra coisa. Espera lá, se calhar o EPC também achou que outra vez a questão da crítica já era demais, que não havia pachorra para mais uma repetição, mas sempre dava mais uma crónica... Bom, se calhar o melhor é eu ir ler também. Este não dá para ler no comboio, pesa que se farta, e o suporte para as refeições é muito lá em baixo. Dois volumes, ainda para mais. Portugal Extemporâneo, belo título. E o Carlos Leone agora também já bloga, de modo que qualquer dúvida e sai email direitinho ao autor. A ver se percebo porque é que o Luís me obriga a ler isto. Não gosto nada quando ele se põe com aquela coisa de "antes do meio do livro, vais logo perceber que eu tinha todas as razões do mundo para to mandar ler; mas tem mais piada seres tu a descobrir". Como se trabalhar para uma tese fosse um filme policial... Estou, Luís? Estou?
-.....
- Está visto, hoje não tenho orientador.

0 comentários: